Qual é o seu Propósito de Vida?

image

Qual é o seu Propósito de Vida?

Acredito que em determinada altura da vida todos nos perguntamos o mesmo. Afinal o que estamos cá para fazer? Qual é o objetivo da nossa vida?

A resposta a estas questões é o nosso propósito de vida.
É fundamental saber qual a direção que queremos dar à nossa vida e qual o significado que queremos dar a cada um dos nossos passos.
Li algures que só cerca de 10% da população mundial se sente totalmente realizada profissionalmente. Estas pessoas sentem que estão a concretizar o seu propósito de vida, pelo que o seu trabalho ao invés de uma obrigação, é considerado um verdadeiro prazer.

Contudo, o primeiro passo para viver o seu propósito de vida, é justamente defini-lo. Se para umas pessoas essa é uma tarefa fácil, outras há que ainda não descobriram a sua paixão.

Esse é um processo muito intímo e pessoal, pois só você tem essa resposta, no entanto, existem algumas dicas que lhe podem ajudar. É preciso notar que esta resposta poderá não aparcecer na primeira tentativa, mas uma observação mais profunda levará ao reencontro com o seu verdadeiro propósito.

Em primeiro lugar seja sincero consigo mesmo e considere com toda a honestidade, se o que está a fazer atualmente o realiza completamente. Se a resposta é positiva, Fantástico, só tem que continuar, se é negativa, é um sinal de que não pode deixar a sua vida passar-lhe ao lado, sem lutar por algo que realmente o motive.

Depois reflita sobre os seus TALENTOS, aquele tipo de coisas que faz de forma natural, sem esforço. Um Talento é um género de um dom, algo que lhe é inato, por exemplo: pode ser bom a falar em público, a escrever, a cuidar de crianças, a organizar, a explicar coisas aos outros, a tocar um instrumento musical, a cantar, a pintar, a tirar fotografias, a vender produtos, a cozinhar, etc.

De seguida reflita sobre as suas verdadeiras PAIXÕES, aquelas atividades que o entusiasmam só de pensar nelas, aquilo que se costuma dizer que até pagava para fazer. Pode ser algo no seu trabalho que lhe dê mais entusiasmo, pode até ser um hobby ou aquele sonho secreto que acaba por ter vergonha de expor. Sem qualquer embaraço, e sendo muito honesto, refira se são actividades relacionadas com moda, arte, escrita, informática, cozinha, trabalho com crianças, etc.

Agora é hora de traçar um plano de ação para alcançar o seu sonho. Defina aquilo que gostaria realmente de fazer de acordo com os seus Talentos e Paixões e defina o que será necessário fazer para lá chegar. Dedique tempo ao seu propósito, todos os dias reserve um tempinho para viver os seus talentos e as suas paixões e vai aumentado esse tempo a cada dia, não se admire se começar a sentir-se subitamente muito entuasiasmado e Feliz. Esse é o sinal de que precisa para ter a certeza de que é esse o seu propósito.

Seja persistente! Se quiser viver exclusivamente da sua vocação (nem todos quererão fazê-lo, depende do gosto de cada um), terá de ser persistente. Não pode ser ingénuo ao ponto de acreditar que tudo acontecerá sem o mínimo de esforço da sua parte. Pode ter um golpe de sorte, mas provavelmente, o seu sonho levará algum tempo a concretizar (meses ou até anos). E não desista perante a primeira adversidade.

Espero que estas dicas o ajudem a concretizar o seu propósito de vida. Não perca tempo, comece agora mesmo a viver o seu PROPÓSITO DE VIDA!

Votos de uma semana MARAVILHOSA

Comments

comments