Como viver melhor os seus Relacionamentos?

relacionamentos

Como viver melhor os seus Relacionamentos?

Hoje gostaria de falar do tema Relacionamentos.

Este é um assunto particularmente interessante para todas as pessoas, pois estamos constantemente a relacionarmo-nos quer seja no trabalho, em casa, com os amigos, etc.

E o que pode ser a parte mais prazerosa da nossa vida pode tornar-se também naquela que mais nos afeta caso as coisas não corram como desejamos.

Na maioria das sessões de life coaching, ouço queixas quanto àquilo que os outros são e fazem e como isso afeta o dia-a-dia. Sabemos que é dificil mudarmos quem quer que seja, a menos que seja realmente a pessoa a querer mudar. Costumo dizer: – Não podemos mudar os outros. Não pudemos mudar o mundo. Mas podemos mudar uma coisa muito mais importante… NÓS PRÓPRIOS. Ao mudarmos a nossa perspetiva, mudamos a forma como as coisas nos afetam.

Existe uma regra de ouro nos relacionamentos que nos a ajuda compreender de forma mais profunda as atitudes dos outros.
É a regra dos 90/10.
E o que é que isto significa? Muito simples.
Quando alguém discute connosco ou nos confronta 90% do problema pertence à realidade dessa pessoa e apenas 10% à situação presente que foi o motivo da discussão.

Ora vejamos, é por isso que duas pessoas exatamente perante a mesma situação têm reações completamente diferentes. Por exemplo: o seu esposo chega muito mais tarde a casa para jantar do que a hora habitual. Para algumas mulheres isto não é motivo para uma grande discussão, para outras é motivo para uma crise conjungal.
E Porquê? Imaginemos que a segunda é uma pessoa com muita falta de segurança, que já teve episódios no passado de mentiras e traições ou até que perdeu alguém de quem gostava muito e agora tem medo de passar pelo mesmo. Estas experiências vão fazer com que cada vez que deteta uma situação fora do normal sejam acionados todos os seus radares de perigo e tenha uma reação exagerada perante a situação.

Pense em todas as vezes que se aborrece a sério. Não vai buscar uma série de informações e experiências do passado? Sim, claro, todos fazemos isso.

Então na próxima vez que achar que alguém está a ser injusto consigo, não leve isso como um ataque pessoal, tente ajudar a pessoa a identificar qual é o verdadeiro problema e a sua necessidade naquela situação.

Se não tivessemos constantemente uma postura de competição para ver quem ganha e tem razão num relacionamento evitaríamos mais de 80% das discussões.

Pense nisso! Quando tentamos ter sempre razão, quem acaba por perder é a relação. Ninguém tem que ganhar, as pessoas têm perspetivas diferentes devido às experiências e informações quem têm gravadas no seu cérebro, é natural que os pontos de vista nem sempre sejam compatíveis.

Aprenda a gerir os seus relacionamentos e alcance um bem-estar geral em todas as áreas da sua vida.

Votos de uma semana TREMENDAMENTE FELIZ!!!

Autor: Ana Rosa

Comments

comments