2017, PORQUÊ que este ano vai ser diferente?

happy-new-year-2017-poster

2017, PORQUÊ que este ano vai ser diferente?

10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 ….. Ouvem-se as 12 badaladas….

FELIZ ANO NOVO!!!

“É agora, chegou a hora! Brinde, brinde! As 12 passas, é hora de comer as 12 passas, 12 desejos, não tenho ideias para 12 desejos, já sei ponho é as passas todas na boca e repito os mesmos desejos, não deve haver problema.

As cuecas azuis? Estão vestidas, ainda bem que não me esqueci das cuecas da sorte. Uma vela dourada… tenho que acender uma vela dourada.

A lista? Onde coloquei a lista com os desejos para 2017? Está aqui.

O mar? Dizem que se deve mergulhar no mar. Mas está tanto frio?! Quero lá saber, se isso me vai trazer sorte, vamos lá….

Pronto, consegui, fiz tudo, agora é esperar e 2017 vai ser maravilhoso com toda a certeza.”

Assim começa o ano para muita gente, eu inclusive realizo alguns destes rituais. Existe algo nos rituais da sorte e na chegada do novo ano que nos faz acreditar que tudo vai ser diferente.

“Este ano vou ao ginásio todos os dias, vou ter uma alimentação 100% saudável, vou começar a ler diariamente, vou começar aquele projeto que está na gaveta, etc.”

Mas num ápice 12 meses se passam e quando fazemos o balanço do ano que termina vemos que pouco ou nada mudou.

Frustração?

Sim, durante alguns minutos, depois, é hora de definir novos desejos, pois neste Novo Ano é que tudo vai ser diferente. Este vai finalmente ser o ANO.

Isto fui Eu durante muitos anos. E para ser sincera a parte do exercício físico ainda não está a 100%, mas está bem melhor 🙂

Acredito que desse lado há quem reconheça algumas destas linhas.

Mas porquê?

Ouvimos ao longo da vida inteira que agora é a hora de escrever os nossos objetivos, de definir o plano para o novo ano, não é verdade?

Mas escrever um objetivo pode ser apenas uma ilusão! Afinal, o real desafio nunca foi escrever os nossos desejos, e sim atingir o que foi escrito, com consistência, com persistência, alcançado objetivo a objetivo. Esse é o verdadeiro desafio! São poucos os que conseguem, especialmente no mundo corrido em que vivemos.

 

CRIAR NOVOS HÁBITOS com SUCESSO

Como Coach o meu dia-a-dia é incentivar as pessoas a entrarem em Ação, porque essa é a única forma de mudar alguma coisa. Podemos ter as melhores intenções, uma agenda cheia de objetivos, mas se não partirmos para a Ação, nada muda realmente.

Noto que muitas vezes o problema é começar com demasiada motivação, e o que pode parecer algo positivo, depressa se torna num obstáculo, porque toda aquela onda imensa de motivação tem um tempo limitado.

O ideal é assumir os seus novos hábitos passo a passo.

Por exemplo:

Objetivo: Quero começar a ter um estilo de vida mais saudável.

Possibilidade de Fracasso: Começar a fazer exercício 7 dias por semana, duas horas diárias. O mais provável é passado 1 mês ou 2 já se sentir completamente desmotivado.

Possibilidade de Sucesso: Começar por ir ao ginásio 2 ou 3 vezes por semana. Ou fazer uma caminhada de 30 minutos 3 vezes por semana.

Outro Exemplo.

Objetivo: Quero começar a dedicar mais tempo à leitura.

Possibilidade de Fracasso: Conseguir terminar 1 livro por semana.

Possibilidade de Sucesso: Dedicar durante 1 semana 5 minutos diários à leitura, nem mais nem menos. Programar o relógio para contabilizar. Se disser ao cérebro que são apenas 5 minutos ele não vai encontrar motivos para não fazê-lo. Passada uma semana aumente para 10 minutos se conseguir, e assim sucessivamente.

São pequenos exemplos que ajudam o cérebro a disciplinar-se para aquilo que queremos alcançar. Se quiser adquirir um novo hábito e criar grandes expetativas iniciais, as probabilidades de conseguir mantê-lo são bem mais reduzidas. Pelo contrário, se começar com pequenos passos até o seu cérebro automatizar esses comportamentos, tudo será mais fácil e com resultados permanentes.

 

TRASNFORME DESEJOS EM OBJETIVOS

Em 2017 escreva as suas metas de forma clara, esqueça os 12 desejos, foque-se nos seus objetivos.

Desejos não passam disso mesmo, algo que gostaríamos de alcançar.

Por seu lado, objetivos, metas, são coisas concretas que queremos realmente atingir.

Lembro-me que há alguns anos os meus desejos de novo ano diziam algo do género: “Quero ser Feliz”; “Quero sentir-me realizada”; “Quero viajar”.

Agora quando olho para essas frases vejo como são vagas. Felizmente todo o conhecimento que adquiri permitiu-me conseguir transformar estes objetivos em algo específico, e neste momento os meus objetivos passaram a ser bem mais concretos.

Por exemplo, o objetivo de viajar que é uma das minhas grandes paixões ficou assim: “Quero viajar com a minha família a pelo menos 3 novos países por ano”.

Este objetivo é algo mensurável, concreto. Quando sonhava em viajar não determinava um plano de ação para lá chegar.

Agora sei, que se quero conhecer pelo menos 3 novos países, no início do ano começo a programar.

Qual o orçamento? Onde queremos ir? Quando?

E isso permite-me alcançar o meu objetivo.

A minha primeira viagem de 2017 já está agendada para fevereiro. Até ao final do primeiro trimestre tenho que planear as restantes.

 

Como prenda de Ano Novo trago-lhe um desafio.

Escreva 3 coisas pelas quais se sente grato em 2016 e 3 objetivos para 2017.

Explore as frases feitas “Quero Saúde, Amor, Felicidade” e transforme-as em objetivos concretos, com metas, com datas.

Se quer mais Saúde? Como vai cuidar da sua saúde em 2017? Que hábitos vai mudar? O que vai fazer? Quando?

Se quer ser mais Feliz? O que o faria realmente mais Feliz? Como pode alcançar isso?

Como Coach o meu trabalho é exatamente esse, ajudar a transformar os seus desejos em objetivos concretos e definir um plano de ação para conseguir alcançá-los.

Se precisar da minha ajuda cá estou para garantir que em 2017 vai fazer diferente e viver o ANO que realmente merece!

Feliz Ano Novo

Ana Rosa

Comments

comments